A resposta está no consumo consciente, quando repensamos nossa necessidade por algo.
Optar por produtos de qualidade que utilizem matéria-prima resistente e possuam um bom acabamento reflete em um menor impacto ambiental quando pensamos que em um futuro a médio prazo eles não serão descartados.
Ainda, reutilizar produtos e embalagens, ou seja, não comprar outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar, é o 4º entre os 12 princípios apontados pela Akatu para um consumo responsável.
Você já deve ter percebido que o mundo está ficando pequeno demais para tanto consumismo. Hoje o Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, segundo a WWF, logo atrás dos Estados Unidos, China e Índia. No total, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico em 2019, mas apenas 1,3% são recicladas.
Na Suécia, existe o estímulo por parte de políticas públicas para a população consertar seus pertences, ao invés de simplesmente comprar um novo. Essa proposta é vista como uma forma de estimular a busca por produtos de longa duração.
O estímulo à cultura do reparo sueco inclui o pedido de reembolso de até 50% no imposto de renda em relação aos gastos no reparo de aparelhos domésticos de grandes dimensões (como fogões e geladeiras, por exemplo), segundo aponta a matéria da Exame. Com a medida, as autoridades suecas também esperam reduzir as emissões de carbono do país e sua pegada ecológica.
Se o seu item tem alguma parte comprometida, mas possui boa qualidade, opte por consertar ou reutilizar. Um consumidor consciente dos efeitos de seus atos de consumo, é protagonista na construção da sustentabilidade.
Aqui na Bonjour Paris utilizamos tecidos de alta resistência e zelamos por um bom acabamento. Isso para proporcionar uma longa vida útil às nossas bags.
Na linha URBAIN, entre mochila, tote bag e bolsa-carteiro, é utilizado um tecido ressignificado com composição de 53% de poliéster (de garrafas PET recicladas) e, 47% de algodão reciclado (de aparas têxteis), o que contribui para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
Em nosso dia a dia sempre que possível optamos por consertar. Abaixo gravamos um tutorial em que fazemos o reparo das almofadas de um headphone, utilizando uma meia social (que estava bem surrada), substituindo a antiga capa da almofada do fone que já estava esfarelando.
Ainda, transformamos o tecido do meu guarda-chuva (que já não tinha mais conserto) em ecobags-carteira, que ficaram muito charmosas…
E você já fez algum reparo em produtos que ainda tinham uma vida útil? Conta aqui nos comentários.