Upcycling, ideias e algo mais!

Blog da Bonjour Paris sobre arquitetura, slow fashion, lifestyle, moda e futurismo.

Cultivo de plantas em casa: hobbie e terapia

Quem conhece a mim e minha família logo percebe nossa paixão por plantas. Aliás, dizem que é algo que não dá para passar despercebido.

A casa que abriga o escritório que trabalho com meu esposo e amigos tem um pequeno quintal. É pequeno, mesmo.. Mas isso não foi empecilho para que deixássemos de cultivar nossas plantinhas, porque a maior parte delas está em vasos!

Alface, almeirão, chicória e rúcula. Ao lado gata Tereza e as orquídeas. Foto: Acervo pessoal.

Sim, claro que temos os temperinhos básicos, como salsinha e cebolinha, tomilho, orégano… Mas também cultivamos tomateiros e uma hortinha com alface, almeirão, chicória, rúcula… Temos frutíferas, como pé de araçá, pé de framboesa, jabuticabeira, amoreira, abacateiro, duas videiras. Ainda temos uma araucária que se transformou em uma linda árvore de um pinhão que brotou em meio a outros em um saco cheio deles que compramos para cozinhar e comer…

Tomatinhos e temperos como alecrim, tomilho e orégano. Foto: Acervo pessoal.

Exceto as videiras (que estão plantadas no chão), todas as demais plantinhas que falei acima estão em vasos; algumas delas, até compartilhando vasos com outras plantas e flores. Temos, também, diversas folhagens e algumas orquídeas… tudo é muito lindo no quintal do escritório e em nosso apartamento não poderia ser diferente: aqui também temos tomateiros e algumas ervas, além de bonsais de pé de araçá e amoreira…

Bonsai de jabuticaba e pé de amora. Foto: Acervo pessoal.

Mas o que eu queria dizer para vocês é que elas se tornaram, sim, a nossa paixão. Mas, mais que isso, elas se tornaram um excelente escape durante uma jornada de trabalho… É que, no curso do dia, a gente levanta, sai um pouco da frente do computador, e vai lá no quintal para ver como as plantinhas estão, já poda uma, come alguma frutinha da outra, repara na cor das folhas (importante essa observação para saber sobre eventual necessidade de nutrientes, afinal, estão em vasos)… Só de começar a mexer nelas a mente já muda o enfoque de pensamentos e ajuda, sim, a distrair e aliviar a tensão…

Tomateiro. Foto: Acervo pessoal.

Claro que com tantas plantinhas diferentes, temos bastante trabalho com elas. A rega é diária e, de vez em quando, temos que refazer algum vaso, fazer alguma poda mais radical, atividades que tomam mais tempo que o normal.  Mas, a questão é fazer esse trabalho com calma, tranquilidade, sem neuras ou estresse… Elas são para relaxar, não para irritar… E além do mais, sempre colhemos com bastante satisfação e alegria a produção de nossa horta e de nossas frutíferas… Esse presente é incrível e saudável para o físico e para a mente!

Visitante e Flor de Maio. Foto: Acervo pessoal.

E em meio à pandemia, é possível acompanhar que houve um aumento bastante significativo desse hobbie e cuidar de plantas acabou se tornando uma válvula de escape para a ansiedade e o estresse para quem precisa ficar mais tempo em casa, trabalhando em regime de “home office”; o que já fazíamos no curso do nosso dia a dia, agora tornou-se tendência na pandemia, com status de benefício para a saúde mental, sendo uma excelente terapia.

Plantas nas alturas ou no quintal. Vídeo: Acervo pessoal.

Estando em casa, acabou tornando-se necessário decorá-la para que ficasse mais aconchegante e visualmente bonita, até para que se tenha mais prazer e conforto visual em estar nela, tarefa que as plantas cumprem muito bem, ajudando a deixar o ambiente “mais leve” e ampliando a sensação de bem-estar…

Todo esse aspecto terapêutico das plantas já é muito bem experimentado por mim e por minha família. Se ficou interessadx em ter plantas em casa ou mesmo montar uma horta em vasos, podemos sugerir que acessem vídeos pela internet para conhecer… Existem vídeos muito legais, mesmo, inclusive cursos com Carol Costa (escritora, professora de jardinagem e paisagismo, jardineira, apresentadora da GNT (A Louca das Plantas), colunista da BandNews FM e da revista Natureza, em vários gardens do Brasil e criadora do projeto Minhas Plantas) que ensinam a montar uma horta do zero.

Vídeo do Canal Minhas Plantas no Youtube, com Carol Costa.

No site Minhas plantas também tem muita coisa legal sobre manejo das plantas, dicas sobre iluminação, guia de plantas…

https://minhasplantas.com.br/

O jardineiro, paisagista e professor de jardinagem Randall Fidencio também trata de plantas com um jeito bem fácil. Nesse vídeo ele apresenta 7 plantas bacanas para se ter em apartamento:

Bem, é isso…

Aqui fica a nossa experiência e a nossa dica para “um bom dia para o amanhã”…

Bisous!

Bisous, Sil.

Bonjour Paris

Bonjour Paris é uma empresa com sede em Londrina-PR, dando novas utilidades a materiais descartados mas potencialmente úteis, e fabricando produtos somente sob demanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo