Bonjour!!!
Nossa sede é em Londrina/PR e idealizamos a marca de forma que ela tivesse um propósito… Não queríamos apenas confeccionar e vender produtos iguais aos que o mercado tradicional já oferece e vende… Não queríamos “mais do mesmo”! Não queríamos integrar uma rede de consumo sem fim e escravizante, tanto para quem produz, quanto para quem consome. Então, na busca de um propósito, encontramos nos conceitos de slow fashion e upcycling excelentes motivos para ajudar a expandir os ideais de moda e consumo conscientes, responsáveis e sustentáveis…
Assim, produzimos bags (bolsas/mochilas/ecobags) com tecidos de algodão reciclado e garrafas PET recicladas, além de ecobags em lona de vinil de banners usados de publicidade.
Também produzimos peças em 100% algodão e, recentemente, integramos parceria com o movimento Sou de Algodão, assumindo com ele um compromisso de despertar uma consciência coletiva em torno do consumo dessa fibra natural brasileira, já que nosso país é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo.
Nossa atividade iniciou-se recentemente (set/2019), nossa mão de obra é local, nossas vendas são online e sob demanda, ou seja, fabricamos conforme surgem os pedidos, justamente a fim de se evitar desperdícios…
O nome “Bonjour Paris” veio em meio a uma brincadeira com minha irmã Cris (brincávamos porque estávamos falando em um nome “très chic”), mas vimos nele a referência de uma cidade que é centro da arte, da moda, da cultura, palanque de muitas manifestações populares importantes mundialmente.
Já com o propósito insculpido na marca, vislumbramos “um bom dia para o amanhã”, conceito trazido pela designer e amiga Daniele Gracioso, que se tornou o ideal que a Bonjour Paris busca, não só para o que produz, mas também para suas relações e em tudo o que está fazendo…
Sim, não somos ingênuas em pensar que “um bom dia para o amanhã” vai estar apenas em um produto, na sua matéria prima ou na forma de sua confecção e de venda. Mas acreditamos que é um conceito que já provocou mudanças de atitudes no nosso dia a dia e que exige amplificar a consciência do que é melhor para o nosso meio ambiente e para a nossa sociedade a partir do que é economicamente sustentável e responsável.
Tudo isso pode aparentar só um ideal, uma utopia, mas conversaremos mais sobre esse futuro e descobriremos muita gente nessa mesma caminhada por “um bom dia para o amanhã”…