Este termo é um tanto quanto jovem, surgiu por volta de 2004, em Londres, por Angela Murrills, uma escritora de moda da revista de notícias on-line Georgia Straight.
No mundo da moda percebemos que as coisas são muito passageiras e tudo é produzido em grande escala; é a fast fashion.
A slow fashion, diferentemente, é transparente quanto a origem dos produtos utilizados na confecção de suas peças e a produção é em menor escala, tendo em vista a qualidade que se objetiva em cada peça.
Esta tendência busca o consumo consciente e não está muito preocupada com a quantidade, mas sim, com a qualidade.
O mundo da moda que nossos olhos veem é cheio da mesmice, parece que todos se vestem igual, as confecções trabalham na velocidade da luz e despejam roupas nas grandes lojas para atender uma demanda com sede de moda.
A slow fashion vem justamente na contramão; a proximidade entre o produtor e o consumidor é bem maior, mais aberto, fácil acesso.
Os produtos e mão de obra são, normalmente, local e com vida útil mais longa, uma vez com são escolhidos com mais primor; também há valorização de itens reciclados e itens advindos da natureza.
Cada peça slow fashion é muito bem pensada, tem muita coisa envolvida, seja ela qual for, roupa, bolsa, acessório, enfim.
A moda Slow Fashion aposta também na reutilização de peças!!!
Sabe aquela jaqueta que você não gosta mais e aquela camisa que já está há um bom tempo no seu guarda-roupa? Mescle as peças. Coloque as mangas da camisa na jaqueta e tenha uma peça nova.
Enfim, se você tem uma máquina de costura, pegue suas roupas que estão tristinhas e esquecidas no guarda-roupa e mãos à obra; se não tem, sem problemas, veja se tem uma costureira bem legal próximo à sua casa ou seu trabalho, pense o que poderia fazer com algumas das peças que você já possui em casa mesmo e transforme-as.
Você já estará, assim, se inserindo no movimento Slow Fashion!
Bem, eu poderia deixar de dizer que a Bonjour Paris está sim inserida neste movimento, que tudo é feito com muito amor e carinho e que cada peça é feita pensando em tudo que foi dito aqui e “para bom dia para o amanhã”!