Cor, porque te quero? No cotidiano há quem queira ver um novo dia como uma oportunidade de inovar e de se expressar e as cores nos auxiliam nesta tarefa principalmente em nosso guarda-roupa. Com o isolamento social temos dedicado boa parte de nosso dia dentro de nossas casas, o que nos faz refletir se tudo o que possuímos entre roupas e acessórios faz sentido ou não. Uma maneira de analisarmos sobre isso é por meio do círculo cromático.
Círculo cromático, é uma paleta composta por um número x de cores. Aqui utilizaremos o círculo mais conhecido dos artistas, de Arthur Pope (1929), que nos permite visualizar combinações por contraste, harmonia e despertar os sentidos de forma espetacular.
Segundo Silveira, Luciana Martha, Introdução à teoria da cor: “O Círculo Cromático é a primeira organização do numeroso e complexo mundo visual colorido. Além de mostrar também a localização das cores, como as vizinhas (também chamadas análogas), as contrárias (também chamadas contrastantes ou complementares), as harmonias geométricas (em triângulos, quadrados ou hexágonos) e outras combinações de cores, utilizadas para se pensar a harmonia cromática aplicada aos projetos.”
Vamos experimentar?
Harmonia monocromática
A mesma cor com diferentes saturações e luminosidade. Para que retirar a monotonia? Pode-se utilizar o preto e branco para destacar.
Harmonia análoga
Uma cor principal e primária e outras confinantes a mesma no círculo de cores para atribuir aos detalhes.
Harmonia complementar
A escolha de uma cor no círculo de cores e a oposta a ela, o que resulta geralmente na escolha de uma cor quente e uma fria.
Use e abuse das ferramentas que você já possui em seu guarda-roupas, e opte por adquirir peças que as complementem. Para mim a peça chave é a Tote Bag URBAIN da Bonjour Paris, por ser mínima e básica ela dá contraste em todas as combinações.
Conta para nós nos comentários: Qual combinação de cores traduz melhor o seu dia hoje?