Salut! Desde os primeiros posts aqui no nosso blog, enfatizamos os ideais de moda responsável e consumo consciente e buscamos consumir produtos nessa mesma linha, dentre os possíveis fornecedores!
Compartilhando de ideologias muito semelhantes, conhecemos a LINHO & CO (@linhoeco), uma marca também londrinense, que produz roupas atemporais sob encomenda ou em pequena escala e que envia para todo o país.
Em um bate-papo com Isabela Abila, fundadora da marca, a Bonjour Paris descobriu-se muito identificada com a Linha & Co, o que nos fez pensar que existem muitas pessoas e muitas marcas que querem, sim, disseminar um propósito para que todos alcancemos “um bom dia para o amanhã”… Acompanhem um pouco de nossa conversa e permitam-se apaixonar-se por ela!
Como começou a Linho & Co?
Bom, sempre costurei, sempre gostei de costurar. Com 16 anos comecei a fazer aulas de corte e costura e aí eu costurava para mim porque eu achava que eu nunca encontrava para comprar as roupas que eu queria usar ou era muito fora da minha realidade de adolescente; não fazia roupas para mais ninguém, realmente só para mim.
Essa paixão sempre esteve na minha vida. Sempre vi minha mãe costurar e então foi uma coisa que sempre fez parte mesmo do meu crescimento: costurar, fazer as próprias roupas, fazer do jeitinho que eu gostava.
Tive que parar quando chegou a época do vestibular e aquela pressão de escolher uma carreira; acabei optando por fazer Direito, mas no meio do curso eu voltei a fazer aulas de corte e costura, sempre costurando para mim.
Após 3 anos de formada, eu ainda estava com a sensação de que precisava fazer alguma coisa em relação a esse amor que eu tinha pela costura, roupas, moda, foi quando decidi sair do meu trabalho em janeiro do ano passado e abrir a minha empresa e a pensar em marca, o que faria, o que era a minha ideia de marca, o que eu gostava mais, o que eu gostaria de produzir e que não via em lugar nenhum, quais eram meus valores. Em junho do ano passado eu lancei as primeiras peças que estão disponíveis para compra até hoje.
Sobre os valores da marca
Sempre gostei da ideia de slow fashion, principalmente porque eu realmente gosto de coisas na minha vida que tenham um propósito; não gosto simplesmente de comprar alguma coisa por comprar; gosto de comprar coisas que tenham valor, de pessoas que eu admiro, com ideias que eu compartilho e foi por isso que decidi fazer da Linho & Co uma marca de slow fashion, além de que sempre gostei de marcas que fazem roupas com tecidos naturais e sempre gostei de ter essa proximidade com quem estava fazendo; como sempre fui do mundo de costurar, sempre gostei de saber quem estava fazendo, de saber de onde vem, de saber como é feito, olhar acabamento… Sendo uma pequena empresa, é difícil conseguir uma matéria-prima que a gente sabe que é 100% rastreável; a gente está nesse caminho, ainda. Mas é ideia da marca, e um de seus pilares, fazer coisas que a gente sabe que são naturais, por isso a escolha do tecido linho e daí o nome “Linho & Co”; por ora a gente trabalha com linho misto, que é o linho com a viscose, que são dois tecidos naturais, duas matérias-primas naturais, e a gente faz peças atemporais, que são peças básicas, coringas, como blusas, calças, saias, que combinam com tudo.
Processo de produção
A gente é uma empresa que trabalha majoritariamente sob encomenda; como a gente produz em pequena escala (escala menor de produção), nunca estou costurando mais de duas encomendas por vez porque acho que é importante ter cuidado na hora de costurar, as roupas são feitas com bastante cuidado, com carinho, uma por uma; como é por encomenda, a pessoa entra em contato comigo, a gente conversa sobre tamanho, cor, outras especificações (tem gente que prefere um comprimento um pouco maior, outros preferem mais curto); fechada a encomenda, eu pego a matéria-prima, lavo os tecidos, passo para a parte do corte, eu corto as peças, eu costuro, faço o acabamento bonitinho, em um padrão que eu acho que deveria ser, porque já tive muito problema de comprar roupa e aí começa a descosturar; a gente trabalha sob encomenda justamente por esse ideal de não desperdiçar matéria-prima; a encomenda permite que eu tenha um estoque reduzido de matéria-prima, por isso que optei por esse modelo de negócio.
É importante falar que os tecidos que compro são de fornecedores locais e assim estou fomentando a economia local mesmo; as etiquetas são fornecidas por uma empresa do sul do país, que faz etiquetas 100% de algodão, isso porque até a etiqueta eu queria q fosse alguma coisa natural, nada de sintético, que é a ideia da marca.
Esperamos que tenham gostado desse bate-papo com a Isabela!