A Black Friday é uma tradição nos Estados Unidos e que acabou se espalhando pelo mundo, incluindo nosso país. É o dia em que se iniciam as compras de final de ano, com estímulos bem tentadores e atrativos para o consumo de produtos de vários setores da economia.
Sim, muitas pessoas economizam e ficam esperando por esse dia para fazer “uma boa compra”, considerando o “bom desconto” que terá. No entanto, as tantas ofertas tentadoras acabam se tornando irresistíveis e acabamos comprando além do necessário, por puro impulso e sem qualquer análise das consequências de tanto consumo; sequer notamos a concorrência desigual (quiçá, desleal) entre os grandes e pequenos lojistas.
Não há muito tempo, surgiu o Movimento Green Friday na França que objetiva ser contraponto à Black Friday e, ao invés de defender o consumo desenfreado e exagerado, busca desenvolver uma consciência coletiva para o consumo responsável e sustentável em prol da natureza (daí, “green”), difundindo um estilo de vida mais sustentável, ético e natural.
Eu realmente preciso disso? Qual a matéria-prima desse produto ou qual sua composição? Esse produto e embalagem gera um impacto negativo à natureza? O que ele pode causar na natureza, na sociedade, nos animais e até mesmo em nossa saúde? É durável? Essa marca é transparente em seus processos produtivos? A empresa da qual estou comprando tem uma filosofia que eu apoio?
São perguntas assim que o consumidor “green” se faz antes de comprar…
Não significa não comprar, não consumir; mas bem analisar antes de fazê-lo…
A ideia é que mais e mais pessoas possam ser atingidas por esse movimento, contribuindo, assim, para a melhoria do planeta e da relação do ser humano com o meio em que vive, sem a exploração desnecessária de mais recursos naturais e sem a exploração de ninguém!
Faz parte da Green Friday as seguintes ações:
- O incentivo para o consumidor não se influenciar pelas promoções da Black Friday.
- Estimular as empresas a doarem parte do volume de seus negócios do dia, à alguma associação ética e sustentável (pelo meio ambiente, pelos animais, pela biodiversidade, pela erradicação da pobreza, combate à fome, etc).
- Promover consumo responsável.
E a Bonjour Paris, mesmo considerando-se integrante do movimento “green”, entende que muitos de seus amigos, clientes e seguidores estão economizando e esperando ansiosos por uma boa oportunidade de compra de nossos produtos, por não terem podido comprar antes.
Por isso sua proposta para a Green Friday será de ofertas especiais de alguns de seus produtos, sim; mas serão ofertas respeitosas a quem já comprou em outra época do ano, respeitosas à cadeia que integrou a produção, respeitosas ao meio ambiente e com o compromisso de doar parte do volume de suas vendas realizadas nesse dia para alguma associação ou organização beneficente.
É isso…