Upcycling na arte visual? Sim! Aqui quero já que você conheça o trabalho do artista Luke Tobias. Entre outros estilos que ele usa na produção de suas ilustrações, uma delas me chamou a atenção com o uso da hashtag: #upcycling. Resumidamente, é produzida da seguinte maneira: Luke reutiliza postais e impressos (reproduções de quadros) de artistas do século 19 e 20 que estavam acondicionados em livros e gavetas e os dá um novo uso. Luke Tobias insere personagens da cultura pop interagindo com a cena bucólica do quadro original, fornecendo a elas um novo significado e uso, como aplicação em pins e camisetas.
Ano: 2020
Mas então, nos dias atuais, temos repensado nosso consumo, tornando-o mais consciente. Desde a moda até o que ingerimos, este questionamento tão intrínseco à geração Z também se reflete nas demais gerações. Vem então a opção por alimentos naturais e, aqui, posso citar alguns como salmão, limão siciliano, chia, quinoa, laranja vermelha, cranberry. Alimentos que viajaram longas distâncias até chegar ao Brasil. Porém para comer bem assim nós, tupiniquins, não precisamos desses produtos, já que aqui temos uma produção expressiva de alimentos equivalentes nutricionalmente.
Lifestyle. Cada um tem o seu próprio estilo de vida, mesmo que não se dê conta disto!! E, claro, ninguém pode apontar o dedo, pois, cada um se sente bem e tem prazer em ser como realmente é, não é…
Não há muito tempo, surgiu o Movimento Green Friday na França que objetiva ser contraponto à Black Friday e, ao invés de defender o consumo desenfreado e exagerado, busca desenvolver uma consciência coletiva para o consumo responsável e sustentável em prol da natureza (daí, “green”), difundindo um estilo de vida mais sustentável, ético e natural.
Com longevidade, viver melhor é buscar uma forma de vida mais saudável para nos manter produtivos, ativos e dinâmicos, com estabilidade emocional para lidar com tantas mudanças (e bruscas). Os Millennials, por exemplo, estão buscando um estilo de vida mais simples.
Agir para alcançar suas metas firmadas é essencial para a manutenção dos ecossistemas e do futuro das próximas gerações. Assim como o resto do mundo, também precisamos exigir medidas urgentes para mitigar o aquecimento global. E um bom começo para cada um de nós é, além de apoiarmos iniciativas nesse sentido, escolher bem o que consumir e de quem se está consumindo e, assim, exercer a nossa pressão sobre as empresas e governos para um mundo mais verde e saudável.
Green Friday da Bonjour Paris”será assim: Um dia para analisar suas escolhas e comprar aquele produto bom e bonito, útil e necessário para você ou para presentear, com um desconto respeitoso a quem já comprou em outra época, à cadeia envolvida e à natureza.
Opa! Você não conhece?
Aberto, irreverente e do bem… Esses são os ideais do mundo que o pessoal da Dobra (@querodobra) quer alcançar com o trabalho que faz com seus “produtos irados”!
A Dobra foi a primeira empresa que conheci que declarou que “impacto positivo é o novo lucro”; não sei se antes existiu outra empresa que tenha dito a mesma coisa, mas para mim foi a primeira empresa que vi trabalhando sob essa convicção…
Bem, upcycling, para quem não conhece, é a reutilização, é a transformação de alguns resíduos ou produtos que para algumas pessoas são inúteis e que, muitas vezes, são descartados na natureza que poderiam ser reaproveitados para outras finalidades, se tornando produtos com um excelente valor ambiental e, por que não, de melhor qualidade!!!
A slow fashion é transparente quanto a origem dos produtos utilizados na confecção de suas peças e a produção é em menor escala, tendo em vista a qualidade que se objetiva em cada peça.